TRATAMENTOS

Quiropraxia pode aliviar dores no estômago de fundo emocional
Por Inácio Shibata 18 jul., 2021
A afirmação é do quiropraxista argentino Marcelo Barroso Griffiths, em entrevista publicada no portal El Dia no dia 13 de junho de 2021. Segundo ele, se um sistema nervoso não está funcionando bem, isso pode ser um fator chave para o surgimento de vários transtornos digestivos, pois uma grande parte do sistema digestivo é controlado pelo tronco encefálico, que é onde passam os comandos enviados pela medula do sistema nervoso central.
Conhece a Síndrome do iliopsoas?
Por Inácio Shibata 05 jul., 2021
A síndrome de Iliopsoas (também chamada de síndrome do psoas) é um termo que engloba várias outras doenças. O termo é comumente usado de forma intercambiável com a tendinite do iliopsoas, síndrome do ressalto do quadril e bursite do iliopsoas - condições que também afetam os músculos iliopsoas.
10 problemas comuns que podem ser tratados com Quiropraxia
Por Inácio Shibata 02 jul., 2021
O corpo humano possui mais de 200 ossos e cerca de 200 articulações. Eles se movimentam a partir de comandos enviados pelo sistema nervoso central para o sistema nervoso periférico, por meio da comunicação feita pelo cérebro para o restante do corpo via medula, que por sua vez percorre toda a coluna espinal, dando ordens para membros e órgãos.
O que é Artrite Idiopática Juvenil?
Por Inácio Shibata 01 jul., 2021
A Artrite Idiopática Juvenil (AIJ)é uma doença inflamatória crônica que acomete as articulações de crianças e adolescentes antes dos 16 anos de idade. A causa não é conhecida, mas sabe se que fatores imunológicos, genéticos e infecciosos estão envolvidos. Ataca também outros órgãos, como a pele, os olhos e o coração. A principal manifestação clínica é a artrite, caracterizada por dor, aumento de volume e de temperatura de uma ou mais articulações. Em algumas crianças, a dor é mínima ou até mesmo inexistente.
OMS tem lista de contraindicações absolutas para tratamento quiroprático
Por Inácio Shibata 30 jun., 2021
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em 2005 um manual intitulado “Diretrizes da OMS sobre treinamento básico e segurança em quiropraxia” que traz uma lista de patologias com contraindicações absolutas e relativas para o tratamento quiroprático. Entre os objetivos do documento, está a de revisar as contraindicações a fim de minimizar o risco de acidentes no tratamento quiroprático, aconselhar sobre o manejo de complicações ocorridas durante o tratamento e promover a prática segura da Quiropraxia.
Estudo australiano relata resultados da Quiropraxia em idosos com dores no pescoço
Por Inácio Shibata 23 jun., 2021
A dor no pescoço é a principal causa de sobrecarga individual e social em todo o mundo, afetando cerca de 1 em 5 pessoas com 70 anos ou mais. A natureza e os resultados do tratamento quiroprático para idosos com dor no pescoço, particularmente aqueles com cefaleias co-mórbidas, permanecem mal compreendidos, segundo afirma um estudo australiano de 2019, publicado na revista Chiropractic & Manual Therapies.
Entenda o que é a Sacroileíte
Por Inácio Shibata 22 jun., 2021
A Sacroileíte é uma inflamação de uma ou de ambas as articulações sacroilíacas - situada onde a parte inferior da coluna e a pelve se conectam. Ela pode causar dor nas nádegas ou na parte inferior das costas e pode estender-se por uma ou ambas as pernas. Ficar em pé ou subir escadas por períodos prolongados pode piorar a dor. É uma patologia de difícil diagnóstico, pois pode ser confundida com outras causas de dor lombar. Tem sido associada a um grupo de doenças que causam artrite inflamatória da coluna vertebral.
Entenda a Síndrome do Piriforme
Por Inácio Shibata 19 jun., 2021
O piriforme é um músculo da região glútea que se estende por baixo do glúteo máximo e se prende ao trocânter ao lado e posteriormente ao glúteo mínimo, e por esse motivo não é palpável. Na maioria das pessoas, o nervo ciático passa imediatamente abaixo do músculo piriforme, mas em uma pequena proporção (aproximadamente 15% da população) parte do nervo ciático passa pelo músculo piriforme.
Saiba o que é a Síndrome do Chicote
Por Inácio Shibata 12 jun., 2021
A Síndrome do Chicote é uma lesão no pescoço causada por um movimento forte e rápido do pescoço para a frente e para trás, como o estalar de um chicote – daí o seu nome. É comumente causado por acidentes de carro que recebem batidas fortes na traseira. Mas a chicotada também pode resultar de acidentes esportivos, maus-tratos físicos e outros tipos de traumas, como uma queda. As lesões variam de leve a grave. O principal sintoma é dor no pescoço e nos ombros.
Estudo comprova segurança da terapia manipulativa para dores lombares
Por Inácio Shibata 08 jun., 2021
A Fundação para o Progresso da Quiropraxia (sigla em inglês - F4CP), uma organização sem fins lucrativos baseada nos Estados Unidos, dedicada a educar o público sobre os benefícios do tratamento quiroprático, destacou no final de maio de 2021 um estudo recente publicado na revista científica Spine, que mostra que um tratamento quiroprático frequente é muito mais seguro do que medicamentos à base de opioides para o controle da dor lombar crônica.
Quiropraxia pode aliviar dores da dismenorreia?
A dismenorreia primária (DP) é um distúrbio ginecológico muito comum que afeta 84,1% das mulheres em idade reprodutiva. Os sintomas mais comuns de quem sofre de DP incluem dor abdominal inferior que pode irradiar para ambas as coxas e/ou lombar. Outros sintomas incluem cansaço, dor de cabeça, náusea, constipação e diarreia.
ACA relata dores no pescoço por uso inadequado de máscara na pandemia
Por Inácio Shibata 23 abr., 2021
A American Chiropractic Association/ACA (Associação Quiroprática Americana) publicou recentemente um estudo em que seus membros relataram terem atendido muitos pacientes com dores no pescoço, ombros e parte superior das costas durante a pandemia de covid-19, pelo uso indevido das máscaras de proteção.
Estou Grávida e Sofro de Dor Lombar
Por Equipe BuscaQuiro 27 ago., 2019
Algumas mulheres são abençoadas por nunca terem um dia de enjôo matinal, enquanto outras têm enjôos matinais o dia todo, todos os dias. Embora esse sintoma possa parecer apenas um dos muitos inconvenientes causados ​​por ser uma nova mãe, pode ser perigoso. Ter esse sintoma matinal grave pode deixar as novas mães desidratadas e desnutridas, por isso é aconselhável consultar um médico se sentir que sua náusea está deixando você drenado.
Dor Lombar na Gestação
Por Equipe BuscaQuiro 19 ago., 2019
Geralmente, são as pequenas coisas que você faz ao longo do dia que podem contribuir para a dor e o desconforto - ou para a saúde e o relaxamento. Gravidez e parto é uma das coisas mais incríveis que podem acontecer na vida de uma mulher. Quando seu filho começa o processo de crescimento e seu corpo começa a mudar para acomodar esse crescimento, podendo ocorrer dor lombar. Isso pode tirar a alegria e a emoção que você deveria experimentar.